domingo, 11 de outubro de 2009

Refluxo Gastroesofágico Patológico - Significado

Como sabemos, "a maioria dos bebés costuma regurgitar pequenas quantidades de leite após mamar. Isso é absolutamente normal e não trás nenhum desconforto para ele - é chamado refluxo gastroesofágico fisiológico. No entanto, alguns bebés podem apresentar o refluxo gastroesofágico patológico, que é causado por uma falha no mecanismo céfalocaudal (responsável pela movimentação do alimento da boca até ao ânus) e provoca uma série de sintomas e até mesmo doenças.
Quando o alimento é ingerido, o sistema digestivo acciona o mecanismo de peristaltismo, que faz "descer" o alimento da boca para o esófago, daí para o estômago e depois para o intestino para ser expulso pelo ânus. Entre o esófago e o estômago existe uma válvula chamada esfíncter esofáfico inferior que impede o retorno do alimento do estômago para o esófago. Nos bebés que sofrem de refluxo patológico essa válvula não funciona bem e por isso o alimento volta do estômago para o esófago.
A criança que apresenta esse refluxo patológico regurgita com muita frequência (em todas as mamadas e mais que uma vez por mamada)e quantidade de leite que devolve é bem maior comparada á de um bebé que não sofre desse problema. Por regurgitar muitas vezes, o bebé sente uma dor muito forte no peito porque o ácido gástrico que é produzido pelo estômago quando passa pelo esófago provoca queimadura e ardor. Por causa disso o bebé chora muito e contorce-se todo. Em alguns bebés, o refluxo pode causar bronco-espasmo, isto é, chiado no peito quando respira, ou também apneia, que é a suspensão momentânea da respiração.Em alguns casos, o bebé chega a ter crises que se parecem com convulsão: estica os braços e vira a cabeça para trás compulsivamente.
A passagem constante de ácido gástrico pelo esófago acaba provocando o estreitamento do mesmo, o que dificulta a passagem do alimento, por isso é muito importante que este refluxo seja tratado."
Fonte: www.clicfilhod.com.br

6 comentários:

  1. olá meu bebe tem 1 mes e 27 dias
    só agora descobri que ela tem refluxo patologico
    nossaé muito complicado lidar não pra descuidar.
    mas ja estamos tratando com remédios que não baratos não
    mas tenho duvidas sera queisso tem cura?
    será que ela não precizará ficar tomando esse medicamento?

    ResponderExcluir
  2. Sinto dizer,mas cura não tem é uma doença cronica mas se você cuidar agora direitinho seu filho vai ser uma criança que vai poder comer umas besteiras de vez em quando eu descobri agora ele já com 4 anos pois ele nunca apresentou nenhum sintoma só a asma,mas mãe de primeira viagem nunca liguei uma coisa a outra até que uma pineumologista passou uma ph metria de 24 horas e batata ele tem refluxo patologico supino oculto um dos piores porque mesmo quando ele ta em pé ele tem refluxo e agora depois dele ja saber tudo de gostoso que tem pra comer ele simplismente não pode comer quase nada então cuida direitinho do seu pequeno pra quando tiver maior não passar pelo que o meu ta passando.Descupa as palavras mas não tem forma de explica isso se quizer alguem para conversa meu msn é yan.carlos13@hotmail.com Bjussss

    ResponderExcluir
  3. Sinto dizer,mas cura não tem é uma doença cronica mas se você cuidar agora direitinho seu filho vai ser uma criança que vai poder comer umas besteiras de vez em quando eu descobri agora ele já com 4 anos pois ele nunca apresentou nenhum sintoma só a asma,mas mãe de primeira viagem nunca liguei uma coisa a outra até que uma pineumologista passou uma ph metria de 24 horas e batata ele tem refluxo patologico supino oculto um dos piores porque mesmo quando ele ta em pé ele tem refluxo e agora depois dele ja saber tudo de gostoso que tem pra comer ele simplismente não pode comer quase nada então cuida direitinho do seu pequeno pra quando tiver maior não passar pelo que o meu ta passando.Descupa as palavras mas não tem forma de explica isso se quizer alguem para conversa meu msn é yan.carlos13@hotmail.com Bjussss

    ResponderExcluir
  4. olá minha sobrinha tem refluxo patológico ela tem 4 meses e é magrinha será que tem haver com a doença ?

    ResponderExcluir
  5. Olá! tenho refluxo patológico e sofro d +...a dois anos a minha vida é tomar medicamentos supre caros como o TECTA 40 e NEXIUM, os dois são os mais recomendáveis para quem tem refluxo e esofagite, as vezes penso que ñ vou resistir, pois sinto muitas dores no peito e no estomago a minha vida é limitada, quem tem essa doença tem que abdicar de muitos alimentos como carnes vermelhas, frutas citricas, doces, frituras, refri, café...e tantas e tantas mais, ja fiz a ph metria, manometria e várias endoscopias, agora o gastro me mandou fazer denovo o ph e manometria acho q vou ser preciso fazer cirurgia, pois ñ melhoro com a dieta nem com os medicamentos affffff ! ODEIO essa doença, ela me faz sofrer d + a noite é a pior hora, fico me contorcendo de dor da vontade de sair gritando...

    ResponderExcluir
  6. Meu filho qdo dá tosse ele fica um bom tempo tossindo,qdo era pequeno fizemos a.ph metria e xomstatpi q ele.tinha refluxo patológico supino..não sei se isso permanece pois ele.eata com 17 anos e as fosses são com frequência

    ResponderExcluir

Deixem-nos uma palavrinha vossa....